O JOGO DE XADREZ POLÍTICO PARA 2022 NO MARANHÃO.
Pôr ser governador Flavio Dino é o principal jogador nesse tabuleiro, e vem atuando fortemente para impor os seus interesses de acordo com o que ele acha que é melhor para o estado.
A sua estratégia é ser um dia presidente do brasil e, não esconde isso de ninguém, mas o ritmo dessa corrida sofreu uma desaceleração no final de 2020 com a não eleição de seu candidato à prefeitura da capital são luís.
Agora mira-se no exemplo de Welinton Dias governador do Piauí que já se encontra no seu 4º mandato como governador com uma passagem pelo senado, e, com possibilidade de retorno ao senado novamente. Só que no caso de Flavio Dino, no meio do caminho tem uma pedra, e, ela tem nome chama-se Weverton Rocha, na visão do governador Weverton não aceita ou não aceitaria o papel de coadjuvante, bem desempenhado por Carlos Brandão, assim sendo Weverton passou ser o aliado a ser desestimulado, desmontado, possivelmente isolando-o exclusivamente no PDT, “mas Weverton ainda pode dar um cheque mate em FD” se não quiser ser forçado a carregar sozinho a mala Ciro Gomes.
Os movimentos do governador pós eleições de São Luís e, principalmente os mais recentes, nos leva a imaginar que seu desejo é eleger uma forte bancada de deputados federais, para isso fortalece estruturalmente os pré-candidatos a deputados federais do PC do B e, acena com possíveis filiações de alinhados seus em outros partidos inclusive no PT para alcançar esta meta.
O retorno do vice-governador ao PSDB cumpre um objetivo tático do governador importante, manter o diálogo com a centro direita que terá como candidato a presidente um, dos nomes em discursão (Huck, Eduardo Leite, Manddeta) e, nos remete a 2014.
Outros jogadores também fazem seus movimentos, Roberto Rocha possivelmente junto com Maranhãozinho representaram a extrema direita mais parte da direita insatisfeita e, montarão o palanque de Boçalnaro se o mesmo conseguir chegar até 2022.
E nós do PT precisamos ocupar parte deste tabuleiro, não precisamos inventar figuras como Zé Carlos, Fabio Gondim, Vitor Mendes, Hélio Soares e muitos outros sugeridos muitas vezes por filiados que estão preocupados com interesses pequenos.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário